(11) 2168-8910
(11) 93096-4931
vagasonline@vagasonline.com.br

USP mapeia as carreiras da próxima década

emprego passa por uma mudança profunda e, nos próximos dez anos, essa transformação será radical, apontam especialistas. Flexibilidade para fazer a migração para uma outra carreira, disposição para viver novas experiências e capacidade de construir redes de contato devem se tornar cada vez mais importantes. E para quem se prepara para entrar no mercado de trabalho, esses atributos prometem valer mais que a própria “profissão”.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Escritório de Carreiras da USP (ECar), o mercado de trabalho caminha para se dividir em 10 áreas, que podem envolver profissionais de diversos campos. Saúde, transformação digital, segurança, inovação, educação, entretenimento, infraestrutura, socioambiental, energia e ética são as novas grandes carreiras do mercado de trabalho, mostra o estudo.

Em vez de uma formação padrão para trabalhar em cada uma das áreas mapeadas, a pesquisa indica que o trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos. Na visão de Tania Casado, professora titular da FEA-USP e diretora do projeto, o que se desenha é um mundo em que a sequência de experiências e habilidades de cada trabalhador será mais importante que a sua formação inicial. Nesse cenário, saber transitar entre diferentes setores e desenvolver habilidades que, a princípio, nada tinham a ver com seu ofício serão competências indispensáveis ao trabalhador.

As 10 carreiras do futuro, segundo estudo do Escritório de Carreiras da USP

Saúde

Segundo a OMS é a área responsável pelo “estado de completo bem-estar físico, mental e social; não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Engloba o cuidado por todo o curso da vida. Envolve profissionais as áreas de cuidados, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, cura, reabilitação e acompanhamento.

Explicação: As pessoas estão mais atentas à saúde e interessadas em adquirir novos hábitos em razão da maior expectativa de vida. Com os avanços das pesquisas e da tecnologia na área de saúde, nasce a perspectiva de uma vida longa e saudável.

Transformação digital

Desenvolvimento de produtos e serviços voltados a mudanças estruturais nas organizações e na sociedade, por meio da tecnologia. Envolve profissionais de business intelligence, big data, IoT (internet das coisas), clound computing (desenvolvimento de nuvens), programas e linguagens.

Explicação: Tecnologias digitais em hardware e software são locomotivas de mudanças. As novidades nesse ramo devem criar novos espaços de atuação profissional.

Segurança

Busca ambientes estáveis, relativamente previsíveis, nos quais um indivíduo ou um grupo podem perseguir seus fins sem rupturas ou prejuízos; sem medo de distúrbios ou injúria. Engloba as áreas de serviços privados de proteção, segurança nacional, pública, cibernética, da informação e física, investigações criminais, gestão de segurança e de riscos, direito digital e controles de acesso.

Explicação: Em uma era de constante exposição, surge a dificuldade de proteger não apenas os bens, mas também as ideias, as produções intelectuais. Além disso, fala-se da necessidade de limites num mundo que é sem fronteiras. Daí a ascensão do segmento da segurança.

Educação

Acções e processo contínuo de desenvolvimento das faculdade, físicas, intelectuais e morais do ser humano, com o objetivo de que ele se integre de maneira melhor na sociedade ou no seu próprio grupo. Treinamento, educação digital, forma e informal, elaboração de material didático, políticas públicas e gestão estão da educação estão entre os campos de atuação destes profissionais.

Explicação: Em um cenário turbulento de mudanças, é necessário aprender a lidar com as constantes inovações em ritmo acelerado. Tarefas e ocupações em educação, em todas as instâncias, são favorecidas neste cenário.

Entretenimento

Área de atuação para proporcionar diversão, recreação, lazer, satisfação pessoal e boa disposição de forma pública, coletiva, privada ou individual. São exemplos, teatro, concertos, cinema, jogos eletrônicos, música, dança, turismo, celebrações e festividades religiosas.

Explicação: Como resultado da adoção de métodos de trabalho mais facilitados com a tecnologia, o tempo ocioso aumenta. Assim, atividades profissionais que proporcionem produtos e serviços de entretenimento serão cada vez mais procuradas.

Inovação

Atuação em processos de tradução de ideais ou invenções de produtos e serviços que criam valores pelos quais os consumidores e clientes pagarão. A inovação pode se dar em produtos, processos ou gestão. São exemplos dessa área de atuação a gestão da inovação, a inovação da posição (como produtos e serviços introduzidos no mercado) e a inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais que orientam os mercados).

Explicação: O movimento geral de mudança na sociedade e a busca por respostas em todas as áreas, postos e atuações de trabalho em inovação ser]ao demandados cada vez mais.

Infraestrutura

Recursos físicos necessários para garantir o bem estar da população tanto em áreas urbanas como rurais. Mobilidade, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo, fornecimento de energia, malha rodoviária, ferroviária, hidroviária e transportes em geral fazem parte desse ramo.

Explicação: os movimento migratórios para os grandes centros pedem soluções de infraestrutura. Muitas áreas de especialidade ser]ao envolvidas nesta área.

Energia

Área associada à capacidade de produção de ação e movimento. Energia mecânica, térmica, elétrica, química, nuclear, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis s]ao alguns dos campos de atuação nessa área.

Explicação: As dificuldades políticas mundiais, as constantes restrições ambientais e a redução de reservas naturais abrem novas demandas de trabalho e de novas categorias de profissionais.

Socioambiental

Área ligada a ações que respeitam o meio ambiente e as políticas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis. Esse ramo visa minimizar o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo o ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necedades das futuras gerações.

Explicação: O estado geral do planeta e a necessidade de manutenção de condições favoráveis à vida oferecem oportunidades e possibilidades de trabalho em todos os setores.

Ética

Campo de atuação que inclui as investigações, preocupações e ações dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Inclui a essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade.

Explicação: A maior interação entre as pessoas, o trânsito mais intenso de informações e as novas concepções e práticas sobre o que é certo e errado ampliarão, crescentemente, as oportunidades de trajetórias profissionais relacionadas à ética.

Fonte: Estadão

Open chat